terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Queda do Diploma no curso de Jornalismo

Na última segunda-feira (14/09/2009),houve um debate no Anfiteatro da Universidade Cruzeiro do Sul em São Miguel Paulista, onde foi discutido sobre a obrigatóriedade do diploma no curso de jornalismo.“O Jornalista tem um dos papéis mais importante na sociedade ,pois ele é quem faz a mediação da notícia para a população,ou seja, o Jornalista traduz a notícia de fato para as pessoas não é simplesmente qualquer pessoas que pode ter esse papel na sociedade,tem que ter estudo para ser um grande profissional nessa área” ,diz Pedro Pomar,Jornalista.
Com a queda do diploma do curso de jornalismo,as universidades estão reformulando suas grades curriculares ou até mesmo excluindo o Curso na sua grade, na FACAN ,faculdade de campinas o curso já foi retirado da sua grade, péssimo pois a cada ano o curso está perdendo seu valor, estão enxugando cada mais a duração do curso.
Na UNICID, universidade da Cidade de São Paulo grande conceituada ,estão querendo fazer um curso chamado técnico em jornalismo,com duração em 2 anos, Mas até agora o MEC Ministério da Educação e Cultura,ainda não liberou esse “curso” para a UNICID.
Com essa queda do diploma ,quem está ganhando são os padroneiros da comunicação,ou seja,os empresários , a mão de obra é mais barata para uma pessoa que não é profissional da área e também para beneficiar as pessoas queridas que querem se tornar jornalista sem estudar. Foi perguntado ao estudante da PUC de São Paulo, Valério Paiva, sobre o que ele estava achando disso tudo. Uma vergonha não houve uma discução para os dois lado quem estava a favor ou outra, apenas houve uma reunião com os “donos” da mídia é revoltante .Isso também acabou prejudicando os estagiários da área de jornalismo ,pois a cada dia que passa os estudantes estão sendo explorados trabalhando como profissionais com salários de estagio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário