quarta-feira, 4 de março de 2009

Mudanças na ortografia da língua portuguesa: o uso do hífen e a acentuação.

2º atividade:
O grupo construiu dois textos explicando as mudanças na ortografia da língua portuguesa. O primeiro "Vamos nos acostumar" adota uma linguagem mais leve e divertida, sendo voltado para um público infantifl, usando expressões como "olhinhos" e "chapéu" ao invés do acento.
Já no segundo, adotamos um estilo mais sério.
A pretensão desses textos é mostrar e explicar de forma simples algumas das mudanças na ortografia.


Transformação ortográfica

Vamos demorar um pouquinho para nos acostumar com as novas regras, mas não custa nada tentar. É só uma questão de praticar a nova ortografia e não se preocupar em ser mal entendido, não teremos que abandonar o que já sabíamos antes sobre a escrita, para aprendermos tudo outra vez, apenas teremos que fazer uns pequenos ajustes.
Como por exemplo: aqueles dois pontos em cima do u, quando a vogal é pronunciada? Desapareceu. Então freqüência, vira frequência.
Aquele acento usado para diferenciar duas palavras escritas de forma igual, como: pára e para (verbo parar era acentuado) ou pêlo e pelo (o pêlo do bicho levava acento). Não vai existir. Será assim: Menino, para de fazer asneira!
Não fique com medo de escrever um texto, só porque corre o risco de esquecer um trema, ou acento diferencial.

...

Novo Contexto do hífen

"Técnico vê convocação de brasileiros como anti-racismo na Itália....."
fonte: folha Online 07/10/08

No trecho acima, a palavra ANTI-RACISMO que de acordo com as mudanças ortográficas da língua portuguesa se tornou ANTIRRACISMO, é apenas uma das palavras que sofreram alterações.
O uso do hífn não poderá ficar de fora e sofreu várias mudançaas como quando o segundo elemento da palavra se inicia com R ou S. Em lugar do hífen ocorrerá uma duplicação dessas letras como por exemplo: ANTIRRACISMO, CONTRARREAÇÃO, ANTISSOCIAL, etc.
Como em tudo há exceções, se o segundo elemento inciar com R e o prefixo terminar com esta mesma letra, o hífen deverá ser usado como em: super-rico, inter-relativo e super-reação.
Enfim, essas são apenas algumas das mudanças, para ficarmos afiados na língua é preciso um bom estudo e uma nova cartilha ortográfica nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário